Capa

Semana do Meio Ambiente de 2018

Conheça a história, onde será celebrada a semana deste ano e os principais temas para ficar de olho. Que tal você fazer sua parte também?

O dia 05 de junho é considerado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída pela ONU em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas em Estocolmo, na Suécia. Foi durante esta conferência que se criou uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos os princípios fundamentais para orientar a política ambiental em todo o planeta. Demorou para o mundo perceber que nossos recursos não são inesgotáveis, não é?

“Por quê apenas um dia, se podemos criar uma semana inteira do Meio Ambiente?”, esse deve ter sido o pensamento dos fundadores desse marco tão importante para o nosso planeta. E todos nós agradecemos pela boa ideia!

As celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2018 será sediado pela Índia. Com o tema “#AcabeComAPoluiçãoPlástica”, a data chama governos, setor privado, comunidades e indivíduos a reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis, que contaminam nossos oceanos, prejudicam a vida marinha e afetam a saúde humana.

“A filosofia e o estilo de vida da Índia estão há muito tempo fundamentados no conceito de coexistência com a natureza. Estamos comprometidos em fazer do planeta Terra um lugar mais limpo e mais verde”, afirmou o ministro do Meio Ambiente indiano, Harsh Vardhan. O dirigente defendeu que cada cidadão de cada país se empenhe para praticar pelo menos uma “boa ação ecológica” por dia.

Entre as diversas celebrações que será liderado pelo Governo Indiano, vale destacar uma série de práticas para engajar os cidadãos, como mutirões de limpeza em áreas públicas, reservas nacionais, florestas e praias. Hoje, a Índia é referência em práticas sustentáveis, com uma das taxas de reciclagem mais altas do mundo. Desse modo, o país vai “por a mão na massa” e mostrar pro mundo que para que algo mude, é necessário fazer por onde!

“Desde que foi instituído em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente tornou-se uma plataforma global para a conscientização pública sobre questões ambientais. Na avaliação das Nações Unidas, a data é uma oportunidade para que todos se engajem ativamente na proteção da natureza” – ONU

 

Questões para ficar de olho em 2018

A ONU Meio Ambiente listou seis temas principais para ficar de olho nesse ano. São elas:

1. Recifes de coral – Três quartos dos recifes de corais estão correm risco, por conta das ameaças que vão desde espécies invasivas à acidificação do oceano e poluição por protetores solares. A Iniciativa Internacional para os Recifes de Coral escolheu 2018 como o Ano Internacional dos Recifes de Coral. Desse modo, ações de preservação já começaram a ser praticadas em Fiji e no Oceano Pacífico.

2. Poluição por plástico – O problema foi amplamente discutido pela Assembleia Ambiental da ONU de 2017 e desde então, um grande foco será dado este ano para combater a poluição plástica com medidas como a eliminação das sacolas descartáveis e das micropartículas de plásticos nos cosméticos e o estímulo de alternativas sustentáveis. Além disso, a poluição plástica será o tema das Nações Unidas para o Dia Mundial do Meio Ambiente

3. Deixar o mundo dos esportes mais verde – Com tantos eventos esportivos de escala mundial se aproximando (Olimpíadas de Inverno, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos de Verão da Juventude), as organizações esportivas devem fazer anúncios sobre compromissos de sustentabilidade para os próximo jogos, com práticas e ações que tragam esse contexto para as competições.

4. Meio Ambiente e migração – A comunidade internacional irá se reunir em Marrocos ainda neste ano para tentar fechar um novo pacto par migrantes e refugiados. Isto porque questões de mudanças climáticas e a degradação ambiental já foram oficialmente identificadas como impulsionadores da migração.

5. Cidades e mudanças climáticas – “Como as cidades do mundo podem liderar a redução da emissão de gases do efeito estufa e desenvolver formas inovadoras de adaptação às mudanças do clima?”, essa é uma das principais perguntas de 2018. Encontros como a Conferência de Cidades Resilientes, na Alemanha, e a Cúpula de Ação Global, nos Estados Unidos, tratarão intensamente para buscar uma solução para o problema.

6. Grandes Felinos – Só nos últimos 100 anos, o mundo perdeu 95% de sua população de tigres. Em 20 anos, a população de leões da África caiu mais de 40%. Leopardos da Neve, onças e espécies similares também correm perigo de extinção por conta da perde de seus habitats, à caça e outros tipos de ameaças. Se não agirmos agora, talvez não exista mais tempo para reverter essa situação.

 

Que tal fazer sua parte também?

Você pode participar da Semana do Meio Ambiente também. Basta “fazer um pouquinho por dia” para ajudar o planeta Terra a “dar uma respirada” e preservar um pouco de nossos recursos. Nós desenvolvemos um calendário de ações sustentáveis para que você siga e faça sua parte também nessa tão importante semana. Vamos lá?

Calendario SustentavelFontes: Brasil Escola, ONU, ONU Brasil, Clico Vivo, Instituto Akatu