O movimento

O Movimento Lixo Cidadão tem o objetivo de conscientizar e engajar a sociedade na participação ativa do processo de descarte correto de resíduos. Além disso, destaca a importância dos serviços de limpeza urbana nas cidades, em que milhares de profissionais atuam todos os dias para garantir que um dos serviços mais essenciais seja cumprido de maneira permanente, organizada e plena.

O descarte correto de resíduos é um ato de cidadania e responsabilidade social, ou seja, uma tarefa de todos. Por isso, a iniciativa pretende modificar a percepção da população quanto aos serviços de limpeza urbana, além de estimular iniciativas individuais de protagonismo social nas quais estejam previstas ações sustentáveis em relação aos resíduos.

É uma iniciativa do Selur (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana do Estado de São Paulo), entidade técnica que representa o esforço das companhias paulistas de limpeza urbana, respondendo aos desafios da categoria e outras questões altamente relevantes para a sociedade nos âmbitos social, ambiental, econômico e de saúde pública.

Conheça o manifesto que pauta as ações do Movimento Lixo Cidadão.

 

MANIFESTO

É fácil ver o lixo urbano apenas como um problema.
Para que ele seja apenas isso, basta não fazermos nada.

Nem as empresas coletoras, nem os governos, nem a sociedade.

A preocupação cada vez maior com a sustentabilidade vem dando o caminho e as soluções. A cada dia, novas tecnologias estão sendo desenvolvidas para tratar e neutralizar resíduos. A cada dia, mais gente vem descobrindo o potencial fantástico da reciclagem – seja como contribuição para reduzir a quantidade de resíduos, seja como incentivo à renda e economia.

Estamos assistindo, dia a dia, o aumento da produção de lixo e a crescente complexidade de todo o processo de recolhimento e deposição adequados dos resíduos.

É hora de parar de assistir e participar ativamente deste processo.

Podemos continuar a depositar nosso lixo do lado de fora da porta, de qualquer maneira, em qualquer horário, esperando que ele, num passe de mágica, desapareça das nossas vistas, levado sabe-se lá para onde…

Ou podemos fazer com que nosso lixo seja mais um bom exemplo de cidadania, acondicionando-o adequadamente, respeitando os horários de coleta, exigindo que ele seja disposto em aterros sanitários adequadamente construídos e administrados, garantindo a preservação do meio ambiente e da saúde da população.

Esta é uma tarefa de todos. Dos governos, das empresas, da sociedade como um todo.

Vamos fazer do nosso lixo um #lixocidadão.