thumb-interna

Descubra as regras dos Ecopontos

Você é mais um daqueles que não sabem para o que serve os ecopontos e o que se descartar neles? Vamos te ajudar a entender como eles podem ser úteis no dia a dia para você, para o meio ambiente e para sua cidade.

O que são os Ecopontos?

Os ecopontos são da prefeitura e eles são locais para o descarte de pequenos volumes de entulho, grandes objetos e resíduos recicláveis. Para quem se interessar, só é preciso respeitar o limite diário que é de um metro cúbico por pessoa, equivalente a 18 sacos de 60 litros ou uma caixa d’água de mil litros cheia. Então, se você tem um sofá velho guardado em casa ou resto de entulhos da última reforma, já sabe o que fazer. Para não sobrar dúvidas listamos o que pode e o que não pode levar nesses locais.

 

O que pode levar?

Resíduos da construção civil, desde cimento, entulho e tijolo, restos de azulejos e madeiras. Móveis velhos, sobras de poda de árvore e outros materiais volumosos. Recicláveis (papel, papelão, vidro e alumínio).

 

O que não pode levar?

Lixo domiciliar comum, lixo eletrônico, pilha, óleo, material hospitalar ou industrial.

 

Porque eles são tão importantes?

Levar os resíduos até os ecopontos contribui e muito com o meio ambiente, descartar corretamente esses tipos de resíduos acaba com o despejo dos mesmos em vias públicas, terrenos baldios ou rios, o que ajuda a diminuir diversos problemas de saúde e enchentes, além de reduzir os gastos com a limpeza pública.

A cidade de São Paulo disponibiliza mais de 90 ecopontos, que funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h. Para facilitar a busca na hora de encontrar o ecoponto mais próximo da sua casa o site: acheseuecoponto já faz todo esse trabalho.