Interna2

Brinquedos “conscientes” são a maior diversão

Nessa quinta-feira (12), foi comemorado o Dia das Crianças – um feriado “informal”, celebrado simultaneamente ao Dia de Nossa Senhora Aparecida. Que tal aproveitar esse momento para ensinar os pequenos que brinquedos incríveis podem feitos a partir de materiais recicláveis, desde garrafas pets, palitos de picolé, embalagens reutilizáveis e até mesmo papelão? Jogue com a imaginação!

Já pensou que bacana seria se todos brincassem com itens feitos a partir de materiais recicláveis? Além da redução de custos, tornaríamos o meio ambiente mais sustentável e garantiríamos, desde cedo, crianças mais conscientes em relação à redução de lixo no futuro. Pensando nisso, o Movimento Lixão Cidadão separou algumas dicas bem fáceis e rápidas para que você possa se inspirar e usar toda a sua criatividade, tornando o nosso planeta mais divertido e sustentável para as nossas crianças. Confira:

Brinquedo “Cai não cai” feito com garrafa pet:

Você irá precisar de duas garrafas pet, alguns palitos de churrasco, tesoura, tinta e tampinhas plásticas de garrafa. No primeiro passo, você precisará pintar os palitos de qualquer cor ou com o seu tom favorito e, em seguida, deixá-los secar.

Depois, você deverá cortar as duas garrafas plásticas ao meio e utilizar apenas as partes de baixo. Em seguida, faça furos para que os palitos possam atravessar o outro lado. Por último, coloque todas as tampinhas plásticas em uma das garrafas e feche-a com a outra. No final, encaixe os palitos de churrasco de modo que as tampinhas não passem para o outro lado. Bem fácil de fazer!

Foguete feito com garrafa pet:

Para fazer o foguete, você precisará utilizar os seguintes materiais: duas garrafas pet, papel ou TNT nas cores vermelho e laranja, cola quente, fita de tecido mais grossa, papelão, tinta para artesanato e pincel.

Primeiro, você deve pintar as duas garrafas com tinta de acordo com a sua preferência e deixas secar. Depois, as chamas dos foguetes serão feitas com papel de sua preferência ou TNT — tente fazer o corte como se fossem foguinhos falsos, um maior e outro um pouco menor e cole com a cola quente. Em seguida, grude os fogos dentro dos gargalos das garrafas.

Para realizar a base que ficará nas costas, basta utilizar papelão de acordo com a altura da criança. Faça quatro pequenas aberturas nas extremidades do papelão e passe a fita de tecido para que sirva de alças para o foguete. Por fim, junte os foguetes na base com cola quente. A criançada vai adorar essa ideia.

“Vai e vem” com garrafa pet:

Você precisará de barbante, duas garrafas pet, fita adesiva e tesoura. É simples: corte as garrafas ao meio, utilize apenas as partes de cima delas e as una (uma dentro da outra). Em seguida, remova as tampas, corte o barbante do tamanho de sua preferência e junte as duas pontas.

Depois, passe o barbante pelo interior das duas garrafas juntas. Para fazer os apoios de mãos do “Vai e vem”, corte duas argolas das outras metades descartadas das garrafas pet e as amarre nas duas extremidades. E está pronto o “Vai e vem” reciclável! Viu como é fácil?

Além do mais, você sabia que alguns artistas plásticos são especializados em criar brinquedos a partir de materiais recicláveis e até mesmo a partir do lixo? O artesão brasileiro, Eduardo Mena, é expert nesse assunto e desenvolve projetos bem bacanas com essa iniciativa sustentável.

O Movimento abraça essa causa e acredita em um planeta mais sustentável para todos e principalmente para crianças, que são o futuro.