shutterstock_626895257

Cinco itens que são descartados incorretamente todos os dias

Um sofá pode render material para diversas atividades, o entulho da sua reforma pode ser reutilizado para outras construções… São muitas as opções! Venha ver cinco materiais que podem ser reciclados

 
É fato que hoje não temos mais desculpas para não fazer da separação de material reciclável uma parte de nossa rotina, certo? Apesar da coleta seletiva na maior parte das cidades brasileiras ainda não funcionar da forma ideal, a separação de papel, metal, vidro e plástico se tornou uma tarefa mais comum nos lares,  sendo parte da rotina de muitas famílias. Além desses materiais, separamos alguns itens que normalmente são descartados livremente, mas que poderiam ser reaproveitados. Veja só:

  1. Chapas de Raio X

É sempre comum ao arrumar nossas coisas nos depararmos com diversas chapas de Raio X de exames feitos meses atrás.  Esses itens podem ser reaproveitados: eles se tornam talheres, joias e bijuterias. O plástico do material também é utilizado em embalagens de presente, fichários e capas de caderno. Você pode descartar suas peças antigas em hospitais e laboratórios de imagem.

  1. Óleo de Cozinha

Além de entupir canos e romper redes de coleta, descartar o óleo de cozinha na pia também compromete o equilíbrio ambiental. Esse material pode ser reutilizado na produção de tinta, sabão, detergente e biodiesel. Para fazer o descarte correto, basta armazenar o resíduo em garrafas e levá-lo a um posto de coleta.  Clicando aqui, você localiza locais distribuídos por todo o país.

  1. Entulho e restos de obras

Fez alguma reforma em casa que resultou em entulhos e restos de materiais de construção? Estas ”sobras” podem ser reaproveitadas como base e sub-base em obras de pavimentação. Clicando aqui, você pode conferir para onde pode encaminhar o seu resíduo.

  1. Caminhões

Cerca de 1000 veículos são reciclados todos os anos no Brasil. É um número baixo, se levarmos em consideração a frota que ganha as estradas todos os dias. Um caminhão pode ser 85% reaproveitado; 10% da sua carcaça são enviados para reciclagem; enquanto apenas 5% são de fato descartados. A maioria das peças  é usada na fabricação de novos caminhões e algumas são reaproveitadas pelos mais variados setores da mineração, marinha e agricultura.

  1. Sofás

”Como assim reciclar um sofá?”, você deve ter se perguntado.  É muito comum  ver esses itens descartados em calçadas, terrenos baldios ou até mesmo em rios. Mas na mão de profissionais adequados em centros de reciclagem, todo o material que o compõe  pode ser reaproveitado: as borrachas podem ser transformadas em solas de sandálias e tubos e encanamentos; as espumas em colchonete de academia e recheios de almofadas; e, por fim, as madeiras em materiais para caixas e embalagens.

E você, tem mais alguma dica de itens que descartamos incorretamente todos os dias? Deixa nos comentários e vamos aperfeiçoar a nossa coleta seletiva.