Interna

Boas festas, sem desperdício

Movimento dá dicas sobre como comemorar o fim do ano sem gerar danos ao meio ambiente

 

As festas de fim de ano estão chegando e o espírito natalino também. Com isso, a confraternização entre familiares e amigos não pode faltar. No Amigo Secreto, você já pensou no acúmulo de embalagens no meio ambiente? É isso mesmo, grande parte do lixo produzido no Brasil é composto por embalagens. Mas saiba que é possível tornar as festas de fim de ano mais sustentáveis. Descubra como!

No caso das embalagens, tanto para presentes quanto para a decoração, prefira as mais simples e produzidas a partir de materiais recicláveis ou artesanais. Na hora de fazer o descarte, encaminhe-as para a coleta seletiva.

É possível também substituir copos, talheres e pratos descartáveis por itens de vidro ou metal. Assim, após a utilização, os utensílios poderão ser reutilizados e não prejudicam em nada o meio ambiente.

Na compra dos presentes de Natal, escolha roupas ou produtos fabricados por empresas ecológicas e com responsabilidade socioambiental, ou até mesmo que possuam iniciativas e projetos sustentáveis.

Para compor a ceia e preparar um cardápio delicioso, selecione frutas, verduras e legumes orgânicos. Além disso, diga não ao desperdício de alimentos. O Brasil é um país com altas taxas de desperdício e, ao mesmo tempo, possui milhares de pessoas passando fome todos os dias. Pense nisso e seja mais consciente.

Economizar é sempre uma boa. Apesar da quantidade de ofertas no final do ano, consuma o necessário, estabeleça um limite de gastos e não o ultrapasse.

Para fechar o ano de 201,7 prefira sua árvore de Natal natural, pois ela poderá ser cultivada após as festas ou então, junto com a criançada, faça uma árvore com garrafa PET. É algo prático, o resultado é incrível, além de ser uma iniciativa consciente e sustentável.

E você, gostou das dicas? O Movimento abraça essa causa e deseja a você boas festas!