Eco-Design, produtos desenvolvidos para proteger o meio ambiente

Menos recursos para produzir, mais tempo de duração – a ideia ganha adeptos a cada dia pelo mundo

Responda sinceramente: quando você compra algum produto, considera se a embalagem é ecológica e passível de ser reciclada?

Bom, isso é algo que vem sendo observado cada vez mais. O conceito de ecodesign é algo que cresce entre os consumidores em todo o mundo. Por eco-design, podemos entender:

• Escolha de materiais de baixo impacto ambiental: menos poluentes, não tóxicos, de produção sustentável ou reciclados;
• Eficiência energética: minimização do consumo de energia para os processos de fabricação;
• Qualidade e durabilidade: produtos mais duráveis e que funcionem melhor, a fim de gerar menos lixo;
• Modularidade: objetos com peças intercambiáveis, que possam ser trocadas em caso de defeito, evitando a troca de todo o produto, o que também gera menos lixo;
• Reutilização/Reaproveitamento: projetar produtos para sobreviver ao seu ciclo de vida, podendo ser reutilizados ou reaproveitados para outras funções após o primeiro uso.

Discutir o conceito de eco-design e propagar a ideia é fundamental para o meio ambiente, tanto para preservação de nossas matérias-primas e os insumos na produção, quanto posteriormente, em sua durabilidade e reciclagem/reutilização em um segundo momento. Entretanto, não é raro acreditarmos que uma embalagem é sustentável por sua aparência, mas a sua composição inclui produtos que não dialogam com o conceito.

Anne Germain, vice-presidente da National Waste & Recycling Associaton, participou do Seminário Internacional de Resíduos Sólidos e lá expôs um pouco dessa realidade. Ela contou que ao explicar para um grupo de americanos que um copo de café da marca Starbucks não é reciclável, as reações são de decepção. Ela diz que o produto é fabricado com várias camadas de diferentes plásticos e papéis para manter o calor da bebida. Ao misturá-los em um único produto, o copo torna-se contaminado e dificilmente irá para a reciclagem, pois as indústrias recicladoras trabalham com materiais que não foram misturados a outros componentes.

Pesquisa sobre os hábitos revelam sobre o consumidor

A embalagem é um fator importante na decisão de compra dos clientes. Uma pesquisa da organização global sem fins lucrativos TwoSides revelou como a influência das embalagens dos produtos na jornada de consumo.O levantamento coloca que em 99% dos casos, as embalagens influenciam a decisão de compra. Para 41% dos entrevistados, esta influência é frequente. “A relevância das embalagens para a decisão de compra tem direcionado a indústria a aperfeiçoar cada vez mais os materiais e a tecnologia empregados na fabricação desses produtos”, avalia Fábio Mortara, presidente da TwoSides Brasil.

Entre os materiais utilizados na fabricação de embalagens, a pesquisa avaliou quais seriam os preferidos em relação a vários aspectos como a capacidade de proteção dos produtos e aumento de sua durabilidade, capacidade de reciclagem, facilidade de abertura ou fechamento, facilidade de armazenamento, peso, praticidade, aparência, reutilização, segurança no uso e robustez, além do impacto ambiental.

Quatro em cada dez entrevistados preferem o papel por considerarem que é o melhor para o meio ambiente, além de avaliarem que o material pode ser reciclado com facilidade. Quase metade dos entrevistados considera que a embalagem de vidro proporciona melhor proteção aos produtos (49%), é mais fácil de armazenar (35%), tem a melhor aparência (43%) e é o material mais reutilizável (47%). O plástico não figurou como material preferido em nenhum dos aspectos questionados e foi apontado como o menos amigável ao meio ambiente.

Vamos ao que interessa: Reciclagem

A pesquisa ainda mostra que 83% dos consumidores consideram que a reciclagem destes produtos é difícil devido a fatores como poucos espaço para armazenamento em suas residências, ausênciade coleta seletiva e também devido à falta de interesse, de tempo e da dificuldade em separar os materiais.

Os mais reciclados são o vidro (63%) e o papel (58%). O plástico e o metal são reaproveitados, segundo os consumidores, em 56% dos casos.

O levantamento revela também que 32% dos entrevistados apontam o plástico como o material menos amigável ao meio ambiente, seguido pelo vidro (28%) e metal (24%). O papel aparece na última posição, e foi citado por apenas dois em cada dez consumidores (23%).

 

Fonte: Novarejo, Ministério do Meio Ambiente, Recicla Sampa

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