Ex-MasterChef Lee dá dicas para reaproveitar sobras das ceias e reduzir a geração de resíduos

Final de ano é sinônimo de festas, confraternização, comilança e … desperdício. Isso mesmo, excessos nas compras de alimentos para as ceias de Natal e de Ano Novo geralmente acabam gerando muitas sobras, o que contribui para o aumento da geração de resíduos nesta época do ano.

Para o médico, pesquisador e ex-MasterChef Lee Fu Kuang, conhecido pelo trabalho de reaproveitamento de sobras de alimentos na cozinha, o desperdício decorre da “quantificação de alegria e felicidade relacionada com a fartura de alimentos e não com o que realmente sentimos”.

O fato de vivermos em um país tropical com altas temperaturas nesta época do ano contribui para a curta durabilidade dos alimentos, o que faz com que as sobras estraguem mais rápido, segundo Lee. “Por conta disso, fixamos a ideia de que a comida fresca que é boa e segura e não desenvolvemos uma culinária para aproveitar os restos e aí não sabemos o que fazer”, comenta.

Na opinião dele, o desperdício ocorre por conta desse engano e de desconhecimento em relação ao que se pode fazer com as sobras das ceias.

A pedido do Movimento Lixo Cidadão, Lee preparou quatro dicas para aproveitamento dos alimentos, que são:

1- Na hora de decidir os pratos, já tenha uma ideia do que vai fazer com as sobras.
2- Sobras de bacalhau, por exemplo, podem virar bolinhos, uma deliciosa sopa fria ou serem aproveitadas na salada.
3- O peru pode ser aproveitado em um novo salpicão, uma fritata ou coxinha.
4- Pernil ou lombo que sobrarem da ceia podem servir como recheio de sanduíche, usado para preparar um arroz chop suey ou gelatina salgada.

Lee também dá dicas para reduzir a geração de resíduos neste período:

1- Fazer somente um pouco a mais do que é necessário para ninguém passar fome e também não encher a geladeira de sobras.
2- Cozinhe pratos simples, a não ser que você goste de passar o dia cozinhando. Nestes encontros de fim de ano as pessoas querem estar juntas. É mais interessante que a comida seja a coadjuvante da emoção e do afeto.
3- Cozinhar pratos mais simples dá menos erros e mais margens para caprichar nos temperos e assim sofisticar os pratos.
4- Desta forma, você vai perceber que a quantidade não é importante, e sim a qualidade dos sentimentos e das comidas.

Para finalizar, o ex-MasterChef compartilha conosco sua experiência mais inusitada com as sobras das ceias: “Eu reaproveito tudo. O mais inusitado foi fazer uma sopa fria de bacalhau com sorvete de azeite de oliva. Ficou delicioso no calor do primeiro dia do Ano Novo”. Portanto, a dica está aí.

E você, o que faz para aproveitar as sobras das ceias? Compartilhe conosco!

Foto: Reprodução/Facebook

Posts Relacionados