Semana de Proteção à Fauna

Do dia 04 a 10 de outubro, celebra-se a Semana de Proteção à Fauna. O Brasil é um dos países com maior diversidade de espécies de animais em todo o mundo. Nosso país abriga cerca de mais de 15 milhões de espécies diferentes. Apesar da data ser simbólica, ela nos recorda de que devemos cuidar e preservar nossos animais e seus habitats.

Desmatamento, construção de hidrelétricas, instalação de indústrias, tráfico de animais e ocupação humana. Esses são apenas alguns dos motivos pelo qual milhares de espécies são eliminadas todos os anos em todas as partes do mundo. Nos últimos anos, outro fator vem causando a extinção das espécies: a poluição do meio ambiente.

Cada vez mais, vemos histórias de animais que sofrem com a interferência do ser humano, seja desde um simples canudo jogado nos mares até a degradação do habitat natural desses animais. Separamos alguns desses casos e queremos destacar para que todos pensem duas vezes antes de deixar copos e canudos plásticos na praia ou cuspir o chiclete no mar….eles podem ir parar dentro da narina de uma tartaruga.

Baleia encontrado com mais de 8kg de plástico preso no estomago

Uma baleia-piloto encalhou nas praias de Tailândia e foi resgatada por uma equipe de veterinários. Apesar de todos os esforços da equipe, a baleia não resistiu. Ainda no mar, a baleia vomitou cinco sacolas plásticas. O mais assustador, entretanto, foi o resultado da autópsia. Foram encontradas 80 sacolas plásticas no estômago do cetáceo, aproximadamente 8 quilos de lixo plástico.

Com o estômago estufado com estes resíduos, provavelmente ela não conseguiu mais se alimentar e morreu de fome. Assista clicando aqui.

Pesquisadores encontram tartaruga com canudo plástico no nariz

O pesquisador Nathan Robinson e sua colega de trabalho, Christine Figgener viajavam pela Costa Rica, estudando o acasalamento de tartarugas, quando se deparam uma tartaruga-oliva com um canudo plástico preso em uma de suas narinas.

Os pesquisadores então decidiram retirar o canudo da narina da tartaruga e é nítida a expressão de dor e sofrimento do animal. O canudo já devia estar ali há bastante tempo, pela aparência desbotada e desagastada.

 

Os filhotes de pássaros que estão morrendo de fome com estômagos cheios de plástico

Em uma ilha remota no Mar de Tasman, entre a Austrália e a Nova Zelândia, filhotes de cagarros (um tipo de ave marinha) estão morrendo pois não conseguem mais se alimentar. O motivo? Seus estômagos estão cheios de plástico.

Cientistas tentam reverter a situação. Até o momento, biólogos conseguiram retirar 91 pedaços de plástico de dentro destes animais. A população de cagarros sofreu uma redução de 30% nos últimos 50 anos. O plástico é a principal causa para a queda.

Clique aqui para assistir ao vídeo.

Imagens chocantes mostram raia nadando em mar de plástico

A Indonésia é famosa por seu um destino turístico de águas cristalinas. Mas não foi isso que um mergulhador que passava pela costa sudeste de Nusa Penida, no Bali, flagrou com sua câmera…

Imagens mostram uma raia-manta nadando em uma costa poluída com lixo plástico. Clique aqui para ver.

 

 

Posts Relacionados