Você sabia? Entenda a coleta de resíduos
Descubra como funciona o recolhimento diário e como você pode ser um agente cidadão para melhorar os processos
A limpeza urbana acontece por meio de um processo complexo, com várias etapas e agentes envolvidos. Porém, muitos não conhecem os principais procedimentos e acreditam que os resíduos são recolhidos todos os dias como “em um passe de mágica”.
Ter consciência das etapas de limpeza da sua cidade pode ajudar a adotar novos hábitos sustentáveis na sua rotina e atitudes cidadãs. Mas quais são esses segredos sobre a coleta? O Movimento Lixo Cidadão te conta alguns deles!
– Tudo começa dentro de casa: armazenar adequadamente os resíduos domiciliares é fundamental para que a coleta aconteça de maneira eficaz. Comece separando orgânicos de recicláveis, em sacos reforçados e não muito cheios, para não correr o risco de vazarem quando depositados na rua.
– Alguns resíduos podem causar dúvidas na hora do descarte, como vidros e objetos cortantes. Para esses, vale atenção redobrada para não danificar os sacos ou então ferir os agentes ambientais que fazem a coleta. Embalar os itens previamente em folhas de jornais e revistas é uma dica eficaz e simples.
– Aqui no blog já falamos sobre descarte de bitucas de cigarro e medicamentos. Esses resíduos também devem ser dispensados de maneira especial e preferencialmente em postos de coleta. Saiba mais conferindo os nossos posts nos links acima!
– Depois de tudo separado, o próximo passo é se informar sobre os horários de coleta no seu bairro. Fique atento aos momentos de descartar os resíduos orgânicos e recicláveis, que costumam ser diferentes. O descarte na hora certa previne incidentes com os resíduos e, consequentemente, enchentes, lixo espalhado nas ruas etc.