Aumento de lixo nas praias no verão. O que você pode fazer?
Na época mais esperada do ano, algumas regiões do país registram até o dobro do número de banhistas e o volume de lixo segue na mesma proporção.
Verão, sol, calor, férias e praia! O Brasil tem uma extensão litorânea de cerca de 7,5 mil quilômetros, onde se localizam mais de 2 mil praias. Muitos brasileiros esperam o ano inteiro para desfrutar desses paraísos espalhados por todo o país
Nessa época do ano aumenta muito o número de banhistas. Por exemplo, em 2017, o Litoral Norte de São Paulo recebeu quase 3 milhões de turistas no verão. Junto com o grande número de visitantes, cresce também o volume de lixo deixado nas praias.
Para conter tamanha geração de resíduos, o número de profissionais fazendo a limpeza nessas áreas precisa ser ampliado, muitas vezes de madrugada, para que o banhista chegue de manhã com a orla limpa. Mas nem sempre o número de profissionais dá conta de tamanha imundice deixada para trás.
Um estudo realizado em 2012 pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP) revelou que 95% dos lixos encontrados nas praias brasileiras são compostos por itens feitos de plástico, como garrafas, canudos, embalagens de sorvete e copos descartáveis (não é novidade para ninguém, certo?). Na verdade, estima-se que 80% de toda a poluição dos oceanos tenha origem terrestre, como a gestão inadequada do lixo urbano e as atividades econômicas (indústria, comércio e serviços), portuárias e de turismo.
Para se ter uma noção, apenas no mês de janeiro de 2018, foram removidas cerca de 480 toneladas das praias do Estado do Paraná – o equivalente ao peso de 11 aviões. O Rio de Janeiro também não fica atrás – durante a limpeza realizada após a festa de réveillon em Copacabana, foram retiradas das areias 385 toneladas de materiais descartados em um único dia.
O que eu posso fazer para manter as praias limpas?
O fato é: com o aumento do número de banhistas, aumenta também a quantidade de lixo espalhado nas praias. Mas isso não precisa ser assim. Se esses tiverem um pouco de consciência e adotarem medidas básicas para não abandonar o lixo por aí, as coisas podem ser diferentes. Afinal, de pequenas ações se fazem as grandes, certo?
Separamos algumas dicas (bem) simples para que você curte o verão com responsabilidade:
– Regra básica para qualquer banhista: sempre carregue uma sacola para guardar embalagens usadas, ou qualquer lixo que você possa produzir, ou mesmo encontrar pela praia.
– Se por algum acaso você esquecer seu saquinho em casa (o que não irá acontecer, certo?), verifique onde pode encontrar latas de lixo. Boa parte das praias brasileiras já contam com lixeiras seletivas, de modo que cada material tem seu destino correto;
– Evite levar o seu animalzinho de estimação à praia. Em grande parte das cidades, é proibido a presença de animais nas praias pois suas fezes podem transmitir doenças aos humanos. Mas como se tratam de leis municipais, verifique se onde mora é permitido ou não. Se for possível, tenha em mente que ele deve estar com os exames em dia, recolha suas fezes e coloque-o na coleira para evitar incidentes.
– Procure sempre adquirir produtos em embalagens recicláveis. Elas economizam energia elétrica, poluem menos e utilizam menos recursos naturais não renováveis para a sua fabricação;
– Prefira usar produtos não tóxicos e biodegradáveis. Alguns ingredientes de filtros solares podem conter substâncias prejudiciais aos corais, seres vitais para a manutenção dos oceanos. Fiquem de olho nas informações das embalagens.
Fontes: Movimento Lixo Cidadão, G1, Blog Beach Park