7 ideias para reaproveitar as sobras da ceia de Natal

Evite o desperdício e a geração de resíduos desnecessários, recriando os alimentos nos dias seguintes à festa

Para algumas famílias brasileiras, Natal é sinônimo de pernil, tender, chester, arroz com passas (muitas passas), maionese, molhos de diversos sabores, bacalhau, panetone, chocotone, pudim de chocolate, sorvete…Em cada casa, há aquele cardápio que agrada mais e significa uma tradição familiar. Seja rico, ou seja pobre, essa é uma época em que todo mundo tenta dar um jeito de providenciar uma mesa mais caprichada, com quitutes deliciosos.

Mas se olharmos sobre outra perspectiva, Natal pode ser também uma época de desperdícios. Os excessos nas compras de alimentos para a ceia geralmente acabam resultando em muitas sobras, o que contribui para o aumento da geração de resíduos nesta época do ano.

Segundo o médico, pesquisador e ex-MasterChef Lee Fu Kuang, conhecido pelo trabalho de reaproveitamento de sobras de alimentos na cozinha, o desperdício decorre da “quantificação de alegria e felicidade relacionada com a fartura de alimentos e não com o que realmente sentimos”.

O fato de vivermos em um país tropical com altas temperaturas contribui para a curta durabilidade dos alimentos, o que faz com que as sobras estraguem mais rápido. “Por conta disso, fixamos a ideia de que a comida fresca que é boa e segura e não desenvolvemos uma culinária para aproveitar os restos e aí não sabemos o que fazer”, comenta o médico.

 

Bem, o Natal acabou, mas e as sobras da ceia? O que fazer?

Que tal dar uma “cara nova” aos pratos e evitar o desperdício dos alimentos? Com um pouco de criatividade (e um mão boa para cozinha rs), dá para garantir um cardápio variado e delicioso para os dias seguintes.

1. Sanduíche de Pernil
A receita do chef Carlos Siffert é um grande clássico dos dias que sucedem o Natal. Desfie a carne e experimente um molho novo. Você não vai nem lembrar que comeu o pernil na noite passada.

2. Panquecas de Bacalhau
Coloque as sobras de bacalhau numa tigela média e, com um garfo, desmanche as lascas maiores do peixe. Junte a mistura de azeitonas, pimentões e brócolis e adicione os ovos e o pão. Faça montinhos e frite no fogo baixo.

3. Arroz com pernil, cachaça e frutas
Um prato bem festivo, com pernil suíno, castanhas, semente de abóbora e frutas desidratadas, como damasco, manga, uva e goiaba. Ideal para encerrar a semana de comemoração.

4. Tender aperitivo
Que tal pegar aquele tender que ninguém comeu, fatiá-lo e servi-lo como aperitivo? Servido junto com um molho, ele cai muito bem para “beliscar”. Gostoso e prático.

5. Carpaccio de abacaxi, tender e gorgonzola
Essa combinação é uma boa alternativa para aproveitar as sobras de tender do Natal. Com o frescor do abacaxi e a personalidade da gorgonzola, o presunto ganha um novo atrativo no pós-Natal.

6. Taça de frutas secas com chantili
As frutas secas são muito usadas nas ceias de Natal e Ano Novo, como aperitivo e guarnição. Reaproveitadas nos dias seguintes, elas finalmente podem ter papel principal em deliciosas sobremesas.

7. Pain perdu de panetone
Um híbrido de panetone e rabanada. Misture leite, açúcar, ovo e canela. Passe a fatia de panetone ou chocotone na mistura e frite em frigideira quente com um pouco de manteiga até ficar dourado. Experimente com mel, geleia ou sorvete de baunilha.

Fontes: Estadão, Ana Maria Braga

Posts Relacionados