Se você separa seu lixo, mas não limpa os recipientes, é melhor parar agora!
Resíduos recicláveis sujos não são reaproveitados e vão para aterros sanitários; a maior parte das pessoas não sabe jogar fora os recicláveis da forma correta
Pergunta: Você faz a coleta seletiva na sua casa? Separa o que é reciclável do que é orgânico para ser levado pelo caminhão da coleta ou até leva para um PEV (ponto de coleta seletiva)? Isso é ótimo! O meio ambiente e as futuras gerações agradecem!
Entretanto, a próxima pergunta é: Você lava o lixo reciclável antes de descartá-lo? De acordo com especialistas, esse “pequeno” detalhe faz toda a diferença na hora das companhias de limpeza decidir o que pode ser reciclado e o que não.
Aqueles que separam o lixo, mas não limpam os recipientes plásticos, são conhecidos como “recicladores aspiras”. Segundo ambientalistas, muitas pessoas jogam os materiais na lixeira supondo que alguém irá separar e limpar os mesmos, mas como não é o caso, acaba impossibilitando o resíduo de ser reciclado.
De acordo com Laura Sherry, diretora de Marketing e Comunicações da Repak, que se um produto está contaminado com resíduos de alimentos ou misturado com muito material não reciclável, a pessoa quem fez a separação apenas perdeu seu tempo, pois o material provavelmente irá acabar em um aterro sanitário.
“Você não deve reciclar sacolas plásticas. E você não deve colocar sua reciclagem em um pequeno saco de lixo porque essas sacolas podem ficar presas em máquinas. Fraldas também são um grande problema para a reciclagem”, disse Sherry. Também é importante notar que, ao reciclar incorretamente, há mais desperdício e mais trabalho para outras pessoas. Sherry afirma que as pessoas devem estar conscientes do que colocam em suas lixeiras. “São os seres humanos que passam por esse desperdício em certos estágios, não são todas as máquinas”, acrescentou a especialista.
Vai descartar? Faça da maneira correta
O Jornal O Globo publicou algumas dicas simples e bem importantes na hora de separar o material. Veja produtos do dia a dia que podem ser reciclados:
Copos de café: A maioria dos copos não pode ser reciclado, pelo menos não atualmente. Isto é principalmente devido ao revestimento de plástico ao redor do copo de papel, que é difícil de quebrar.
Embalagens plásticas: Outro erro de reciclagem é não limpar as marmitas ou outras embalagens descartáveis antes de colocá-los na lixeira especial. Embora seja tentador jogar fora sua caixa manchada de molho sem enxaguar ou aquele pote de iogurte com restos de morango, o resíduo pode vazar para outros materiais da lixeira. Assim, além de descartar errado, você vai estar contaminando o lixo de quem descartou corretamente. Sempre lave seus plásticos antes de colocar na lixeira.
Pasta e escovas de dentes: Os tubos de pasta de dentes são compostos de um componente de plástico, tornando-os difíceis de quebrar. A própria escova de dentes é de plástico e é difícil de reciclar. Mudar para uma escova de dentes de bambu significa que menos plásticos descartáveis vão para o solo.
Fonte: O Globo