Saiba como trocar seus recicláveis por desconto em produtos e serviços

Em um ano startup já recuperou 160 toneladas de materiais 

Estamos acostumados a ouvir desde pequenos que “lugar de lixo é no lixo”, certo?

ERRADO!

Até pouco tempo atrás ninguém se importava com o destino final do lixo. Na verdade, sempre foi uma equação simples: você coloca o lixo pra fora de sua casa, o caminhão passa e PUF…como num simples passe de mágica, ele sumia. No entanto, com uma série de descobertas recentes dos gigantes malefícios do uso excessivo do plástico, da destinação incorreta dos resíduos e, consequentemente, dos baixos índices de reciclagem, começamos a assistir ações que visam a transformação desse cenário e a adoção de um estilo de vida mais sustentável ao planeta.

E foi exatamente diante desse cenário que o administrador Rodrigo Jobim Roessler resolveu criar a Molécoola, uma startup de fidelidade ambiental que troca lixo reciclável por pontos, que são revertidos em descontos em diversos produtos e serviços de parceiros da iniciativa. “Desenvolvemos um modelo de negócios para aumentar o engajamento sustentável por meio de um ciclo positivo que gera benefícios para todos”, comentou Rodrigo à revista Exame.

 

Como funciona?

O funcionamento é extremamente simples.

1. A pessoa deve baixar o aplicativo de cadastro;

2. O cliente leva itens recicláveis a uma das lojas da Molécoola, que aceitam embalagens plásticas, de vidro e de alumínio, bem como baterias, pilhas e eletroportáteis — estes não são recolhidos em coletas seletivas.

3. Os pontos são computados de acordo com a quantidade de recicláveis trocados;

4. Depois de acumulados, é possível trocar os pontos por benefícios como produtos e serviços.

Aqui vale ressaltar que cada produto tem uma pontuação diferente. Você pode conferir o valor de cada material clicando aqui.

 

O que pode ser levado para trocar?

• Embalagens de plástico, garrafas de água e de refrigerante, embalagens de manteiga e margarina, sacos plásticos, frascos de cosméticos e material de limpeza;

• Embalagens de aço e alumínio, como latinhas de refrigerante e cerveja, latas de aerossol vazias;

• Embalagens cartonadas para líquidos, como as caixas de leite, suco e polpa de tomate;

• Embalagens de vidro, garrafas de cerveja, garrafas de suco.

Você pode conferir no vídeo abaixo um pouco mais de como funciona o sistema de troca de pontos da empresa:

A ideia da empresa é engajar as pessoas em torno de uma mentalidade sustentável, criando um ciclo de fidelidade ambiental que gere benefícios para as comunidades. A empresa aposta no valor compartilhado a partir do lixo reciclável, que tem potencial para motivar tanto a indústria da reciclagem quanto o consumo de bens por parte de quem retorna o seu lixo (por meio do sistema de troca por pontos e destes por produtos e serviços).

Em operação há um ano e dois meses, a Molécoola recuperou 160 toneladas de materiais recicláveis e arregimentou 12 000 usuários no aplicativo. A meta para o final de 2019 é chegar a 100 000 pessoas cadastradas e a 60 lojas em São Paulo.

 

Tá esperando o que pra trocar seu “lixo” por descontos em produtos e serviços?

 

Fonte: Exame, Ecycle

Posts Relacionados