Conheça o plogging, a corrida sustentável
Prática combina cuidado com o meio ambiente e com a saúde!
Sabia que é possível praticar exercício físico e manter o meio ambiente limpo ao mesmo tempo? A esta prática damos o nome de plogging, que associa atividade física e sustentabilidade em uma única ação.
A prática é bem simples: você sai para uma corrida ou caminhada e enquanto corre, recolhe os dejetos que encontrar pelo caminho. Pode ser papel, plástico, garrafas, latas, pacotes e qualquer outro resíduo que tiver sido jogado nas ruas. E tudo o que você precisa é de uma sacola para recolher os resíduos- dê preferência para recipientes de coleta reutilizáveis, como ecobags, sacos de pano ou de papel -, tênis de corrida, uma roupa confortável e luvas, se não quiser tocar no lixo.
A ideia é aproveitar o tempo da corrida ao ar livre para fazer bem ao meio ambiente. Recolher o lixo é um gesto simples, ajuda na limpeza urbana ou rural e também na conscientização ambiental. Além disso, as paradas ocasionais para recolher o lixo podem ser usadas como oportunidade para fazer agachamentos e alongamentos, além do peso extra que se carrega, o que melhora a intensidade do treino físico.
O plogging tem origem na Suécia, quando o ambientalista sueco Erik Ahlström organizou um grupo no Facebook para lançar a ideia. Ele usou uma mistura da palavra sueca plocka, que significa recolher, com o termo inglês jogging (correr), nomeando o movimento de plogging
A prática vem ganhando adeptos em todo o mundo. Alemanha, Inglaterra, região Escandinávia, Índia, Canadá… No instagram, a tag #plogging tem mais de 40.000 publicações registrando a ação.
O plogging também chegou ao Brasil e vem ganhando mais seguidores a cada dia que passa. Já existem grupos que realizam ações coletivas do esporte em Maresias (SP), Niterói (RJ) e Grande São Paulo. O Jornal do SBT foi até Brasília para acompanhar um grupo de plogging na prática. Vale assistir para conhecer:
Que tal aproveitar pra entrar em forma enquanto ajuda a deixar a cidade mais limpa? Sua saúde e o meio ambiente agradecem! #plogging
Fonte: E-cycle, Metrópoles, Hypeness, WebRun