14 ideias para aquele pneu velho receber uma segunda chance
Como transformar um problema em solução de maneira sustentável
Já parou para pensar quantos veículos existem no Brasil? O número é considerável: somente no Estado de São Paulo são cerca de 28 milhões de carros, motos, caminhões, ônibus e outros meios de transporte motorizados circulando pelas vias todos os dias. Além dos prejuízos óbvios, como o excesso de trânsito nas grandes cidades e a poluição do ar pela emissão de dióxido de carbono e outros gases nocivos e partículas, precisamos manter no nosso radar outro problema: o descarte incorreto de pneus velhos.
Levando em consideração a quantidade de veículos em circulação no Estado e o número de eixos de cada um deles – no mínimo dois, e isto apenas para as motocicletas –, chegamos ao número exorbitante de cerca de 100 milhões de pneus a serem descartados ao final de sua vida útil. Para piorar a situação, o tempo de degradação de um pneu é indeterminado.
Devido a este problema, a Reciclanip, entidade do sistema ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), criada há mais de 15 anos pelos fabricantes brasileiros de pneus, recolhe e destina corretamente os produtos inutilizados. O objetivo é evitar que os objetos causem problemas ambientais ou de saúde, em um trabalho em parceria com prefeituras de vários municípios do Brasil. Desde que foi criada, a entidade já coletou e destinou de maneira correta mais de 2,8 milhões de toneladas de pneus.
O recolhimento dos produtos descartados é realizado em 834 pontos de coleta localizados em todos os Estados do Brasil e os pneus inservíveis são reaproveitados de diversas maneiras. Após o produto ser moído, a borracha é separada dos demais componentes. Como resultado da reutilização do material, por exemplo, estão as solas de sapatos, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas e tapetes para automóveis. Há ainda o reaproveitamento do material para uso de pavimentação: a borracha é misturada ao asfalto, que apresenta importantes vantagens de segurança e durabilidade.
A maioria dos inservíveis é, no entanto, queimada como combustível alternativo pela indústria de cimento em um processo cercado de todos os cuidados ambientais necessários, que envolve o uso de sistemas especiais de filtração e retenção. Todas essas destinações são fiscalizadas e aprovadas pelo IBAMA.
Mas, como agentes transformadores, podemos dar uma segunda utilidade para os pneus de nossos veículos. Com um pouco de dedicação e criatividade, muitos projetos úteis para o nosso dia a dia podem ser realizados com esse material, que se mostra versátil ao ser usado como obra prima de objetos de decoração e até mesmo brinquedos para as crianças. Vejam quantas opções:
1. Um lindo vaso suspenso para suas flores:
2. Essa torre de pneus que é diversão garantida para as crianças:
3. Um objeto feito de um pneu usado que pode ser uma mesinha de centro e um cooler:
4. Esse pufe é tão fácil de fazer que você até vai sair procurando pneus velhos por aí para criar sua própria coleção:
5. Mais uma opção de vaso, desta vez um que fica no chão:
6. Eu ouvi mesinha de centro?
7. As crianças cansaram da torre de pneus? Problema resolvido, faça uma divertida gangorra para elas:
8. Com esse telhado sustentável, sua casa será o cartão de visitas do bairro:
9. Repare como esse cãozinho parece feliz em sua nova cama:
10. Mais uma carinha feliz:
11. Outro charmoso pufe para a sua casa:
12. O bom e velho balanço no quintal:
13. Aqui, uma boa maneira de organizar seu Lixo Cidadão:
14. E, por último, uma aconchegante poltrona que esse gatinho com certeza vai aproveitar: