Saiba como fazer a coleta seletiva no seu condomínio
O Portal eCycle ensina o passo a passo dessa atividade tão importante para a sustentabilidade
Apesar de muita gente já ter ouvido falar sobre a coleta seletiva, não é difícil encontrar quem tenha dúvidas sobre o tema. Para os que pretendem iniciar a prática no condomínio e não sabem por onde começar, o Portal eCycle pode ajudar com sugestões simples e eficientes. Vale lembrar que esse é apenas um guia básico que pode inspirar você a dar os primeiros passos. Cada cidade tem regras específicas para os condomínios e é preciso checar quais são as do seu município.
Confira as dicas abaixo:
1- Espaço e conscientização – Verifique a quantidade de materiais gerados por seu condomínio e conscientize seus vizinhos sobre a importância do descarte correto. Veja textos informativos que podem ajudar nesse trabalho aqui. A coleta seletiva é feita depois da separação prévia pelos apartamentos de acordo com os tipos: recicláveis (metais, papel, papelão, plástico e caixas de leite) e rejeitos (não recicláveis). Determine quantos coletores serão instalados e o local. O ambiente deve estar sempre limpo e fechado, para evitar mau cheiro e a entrada de ratos, baratas, mosquitos e outros animais. O mais indicado é colocar contêineres próximos aos elevadores de serviço, ou realocá-los para o subsolo e nas proximidades da garagem.
2- Cuidado com papel e plástico – Esses são materiais de alta combustão e que podem causar incêndios.
3- Treinamento – Os profissionais de limpeza devem receber treinamento quanto aos procedimentos, uso de equipamentos de proteção adequados e outras medidas, para evitar ferimentos e ocorrências mais graves.
4- Responsáveis – A implantação da coleta pode ser iniciada quando for definido quem será o responsável por retirar os materiais. Estabeleça a frequência, dias da semana e horários para não acumular materiais no condomínio além da capacidade de armazenamento.
5- Opções – Se o condomínio não é contemplado pela coleta seletiva da prefeitura, uma opção é contratar uma empresa de coleta ou buscar parceria com cooperativas para retirada do material. Dependendo da quantidade de material oferecido, cooperativas podem se interessar pela coleta. Aqui você encontra mais informações sobre o assunto: