Resíduo Doméstico: responsabilidade de todos
Atitude cidadã começa dentro de casa com o armazenamento e descarte correto
Estimativas apontam que cada brasileiro produz em média 383 quilos de lixo por ano. Somente na cidade de São Paulo, a maior produtora de lixo do estado, os paulistanos geram cerca 20 mil toneladas todos os dias, segundo a Prefeitura – sendo que 11 mil toneladas são apenas de resíduos domésticos e de pequenos comércios.
Além da urgência em reduzir a geração de materiais descartáveis, o armazenamento e o descarte corretos são fundamentais para manter a vizinhança, as ruas e a cidade limpa e saudável. Mas quais são os primeiros passos para adotar uma atitude cidadã que começa dentro de casa?
1) Fique atento aos horários de coleta do seu bairro! A dica é colocar os sacos de resíduos duas horas antes da passagem do caminhão. No caso de coleta noturna, a partir das 18h já é permitido o descarte. Essa medida simples evita incidentes como sacos danificados ou levados por chuvas fortes, por exemplo.
2) Reduza a quantidade de resíduos produzida em seu domicílio. Se informe sobre os métodos que podem reduzir o seu descarte diário. Hoje, a tecnologia permite técnicas avançadas, mas de simples aplicação como reciclagem, compostagem, utilização de materiais biodegradáveis etc. Optar por produtos com menos embalagem, ou que dispensam embalagens, como frutas em feiras livres, também é uma alternativa acessível de apoiar o meio ambiente.
3) Vai jogar fora? Invista no descarte correto. Para evitar acidentes dentro de casa e que também afetam os profissionais da coleta, embrulhe cacos de vidro, lâmpadas e outros objetos pontiagudos antes de descartar. Assim, o transporte dos resíduos fica mais seguro para todos.
Na dúvida, use sempre o senso comum: sacos muito pesados, rasgados ou vazando líquidos? Substitua. Outra recomendação é aproveitar bem o espaço do saco, mas deixar um espaço para que ele possa ser firmemente amarrado. Remover o excesso de líquidos no descarte pode ser uma grande ajuda nesse processo!