Ponto de descarte incorreto de lixo vira praça em comunidade de São Paulo
Local de alta concentração de resíduos e alvo de reclamações de moradores é transformado em espaço de encontro e lazer
Em São Paulo, um ponto de descarte irregular de lixo localizado no bairro da Lapa, que concentrava cerca de 5 toneladas de entulhos e resíduos por semana, foi revitalizado e transformado em um espaço de convivência com jardins, bancos e uma geladeira biblioteca para moradores e visitantes da região.
Com o objetivo de eliminar o ponto viciado e incentivar novos hábitos na comunidade local, a ação foi realizada por um mutirão composto por residentes do bairro, além de agentes ambientais e equipamentos da empresa Inova, responsável pela limpeza pública da região noroeste da capital paulista. Dinâmicas de conscientização também foram promovidas no entorno da região para informar horários e locais corretos de descarte. Resultado:
Pontos de descarte incorreto causam graves impactos ao meio ambiente e à sociedade, incomodando vizinhos, atrapalhando o tráfego e aumentando o número de vetores nas regiões e arredores em que estão localizados. Há 10 anos, moradores da área reclamavam da presença de entulhos descartados incorretamente. Os materiais atraíam outros resíduos, tornando-se um grande problema para a região. A mudança era uma vontade da comunidade, que ajudou a transformar o espaço em um ponto de encontros, lazer e leitura.
Os pontos viciados são um dos piores inimigos das cidades brasileiras. De acordo com o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (Selur), apenas na capital paulista existem mais de 3.700 pontos viciados de descarte de lixo. Muitas vezes não são descartados apenas resíduos domiciliares nesses locais, mas todo tipo de materiais e utensílios que seus donos julgaram inservíveis: móveis, fogões, vasos sanitários, restos de material de construção e pallets.
Entenda como descartar seu lixo corretamente
Saiba como descartar medicamentos
Aprenda a deixar sua casa mais sustentável com uma composteira
Dicas para seu resíduo doméstico