Nossa Vila Limpa combate descarte irregular de lixo e conscientiza comunidade em São Paulo
Projeto promove ações educativas, recupera locais tomados por entulhos e cria espaços de lazer e cultura
O combate ao descarte irregular de lixo e a conscientização da comunidade ganharam um grande aliado no Jardim Elisa Maria, em São Paulo: o projeto Nossa Vila Limpa. Realizada pelas empresas Inova e Loga há cerca de um ano, em parceria com a Prefeitura, a iniciativa está ajudando a recuperar espaços anteriormente lotados de entulhos e resíduos domiciliares, entre eles a Praça Arlindo Severino de Souza, transformada em área de lazer.
O local ganhou brinquedos, equipamentos para exercícios físicos e atividades culturais, como o cinema a céu aberto CinEliza. Outro avanço importante é a recuperação da Passagem Cícero Dias, que recebeu novas cores pelas mãos talentosas de artistas e grafiteiros.
O trabalho de conscientização conta com um grupo de 50 voluntários, que entregam sacos de lixo aos moradores e dão orientações para o descarte regular de resíduos. O Nossa Vila Limpa já promoveu diversos encontros, reuniões e palestras educativas, incluindo dois seminários com pedreiros, para orientá-los sobre como lidar com os resíduos da construção civil.
Além disso, por intermédio das empresas participantes, o projeto utiliza a mão de obra local, empregando oito moradores no serviço de varrição e dois ajudantes na coleta domiciliar. “Trouxemos para a comunidade a certeza de que é possível viver sem aquela quantidade de lixo nas ruas. Ela passa a querer outras melhorias”, define o coordenador geral do projeto Ionílton Aragão.
Saiba mais sobre o Nossa Vila Limpa em: https://www.facebook.com/nossavilalimpa/?fref=ts
Nossa Vila Limpa em números:
No início das atividades, em dezembro de 2015, foram identificadas 13 ruas com problemas no processo de coleta e descarte de resíduos sólidos e volumosos.
Cerca de 5 mil pessoas já participaram de encontros, palestras e reuniões sobre o projeto.
Duas mil famílias atendidas com sacos de lixo.
90 pedreiros participaram dos seminários específicos para a categoria.
Fonte: Balanço das empresas sobre o projeto (Dezembro de 2016)