Lixo e Enchente
Porque nossa relação com os resíduos pode evitar alagamentos
Entre novembro de 2015 e abril deste ano, as empresas de limpeza urbana da cidade de São Paulo limparam mais de 400 mil bocas de lobo, ou seja, entre 60 a 100 bueiros por dia. O motivo? Evitar entupimentos e alagamentos no verão. Mas por que a operação fica mais intensa na estação?
Em períodos intensos de chuva, a presença de lixo e entulhos nas bocas de lobo e nos ramais e galerias contribui para os alagamentos de uma cidade. Para reduzir essas ocorrências, as empresas de limpeza urbana costumam realizar uma operação especial para o verão, que conta com equipes diurnas e noturnas dedicadas à limpeza e desobstrução das bocas de lobo para evitar, assim, as indesejadas enchentes.
Na capital paulista, a operação obedece a um planejamento que sistematiza informações por meio do uso de várias tecnologias, entre elas sensores que controlam o nível dos resíduos em bueiros localizados nos pontos de alagamento. O sistema é inteligente e possibilita o monitoramento e a identificação em tempo real da quantidade de lixo armazenado em cada bueiro.
A inovação das empresas permite o mapeamento dos pontos de alagamento reincidentes na cidade e o controle diário da situação de cada boca de lobo antes e depois da limpeza. As informações ajudam a definir também o grau de calamidade dos pontos e o nível de criticidade das áreas para realizar a operação de maneira adequada. A análise considera o volume de resíduos coletados nas bocas de lobo, a capacidade volumétrica da caixa e a topografia da área em análise.
No período da operação de verão da capital, foram recolhidas mais de 2 mil toneladas de resíduos descartados incorretamente pela população. Aí está o ponto importante: um dos maiores vilões das enchentes e dos alagamentos de uma cidade é o descarte inadequado de lixo.
Entenda como o seu Lixo Cidadão contribui para a redução de enchentes
1) Descarte seu lixo corretamente! Para que a água das chuvas escoe bem em uma cidade, são instalados bueiros e galerias pluviais. O líquido deve ser captado por esse sistema e levado para os córregos com alta capacidade de drenagem. Se descartamos nosso lixo nas ruas, em algum momento ele vai parar nas bocas de lobo, juntar-se a outros resíduos e contribuir para o entupimento de galerias de drenagem. Ou seja, um lixo que não é cidadão é uma das principais causas de enchentes e alagamentos.
2) Fique atento aos horários de coleta do seu bairro. Sim, não colocar os sacos de resíduos duas horas antes do caminhão passar no seu bairro pode causar alagamentos graves. Sacos que ficam por muito tempo nas ruas são comumente violados por animais ou outros cidadãos, fazendo com que os resíduos fiquem espalhados pelas vias e sejam levados até os bueiros pela água.
3) Compartilhe esta ideia! Para haver uma mudança significativa na sua cidade e no meio ambiente, precisamos dividir essa informação com todos. Vamos nessa?