Destinação inadequada de resíduos é uma das principais causas do aumento do número de rios poluídos no Brasil
Crescimento na quantidade de rios classificados como de qualidade ruim em pesquisa tem como fator preponderante a gestão incorreta de lixo
Em pesquisa realizada pela Fundação SOS Mata Atlântica e publicada este ano, entre 2015 e 2016 a qualidade da água dos rios no Brasil piorou. O estudo, que analisou a situação de 183 rios em 11 Estados e no Distrito Federal, mostra que houve diminuição na quantidade de pontos de análise reconhecidos como de boa qualidade (de 15% em 2015 para 4,5% em 2016) e aumento do número dos classificados como de qualidade ruim (de 21,6% para 34,9%). Dois dos principais fatores para a situação são a destinação inadequada e o descarte incorreto de lixo. Mas o que fazer para mudar essa realidade?
A poluição dos rios representa alterações em aspectos físicos, químicos e biológicos das águas que podem gerar problemas ao meio ambiente, à saúde da população e, em termos gerais, à utilização das águas para nosso benefício. Confira abaixo algumas dicas para transformar esta situação.
1. Cobre das autoridades públicas a destinação adequada dos resíduos sólidos – De acordo com a Abrelpe, no Brasil, mais da metade dos resíduos produzidos, o equivalente a 30 milhões de toneladas por ano, ainda é destinada a lixões, amontoados de resíduos a céu aberto que liberam chorume e contaminam o solo, os lençóis freáticos e os rios. A poluição dos rios só será solucionada quando os munícipios exterminarem os lixões e construírem aterros sanitários, obras de engenharia com estrutura adequada para receber o lixo, proteger o solo e captar o gás liberado pela decomposição da matéria orgânica. Por esse motivo, é muito importante que a gente compartilhe esta informação com conhecidos e cobre das prefeituras dos nossos municípios a gestão adequada dos resíduos!
2. Descarte seu lixo corretamente. Quando descartarmos nosso lixo incorretamente nas ruas, estradas, calçadas, rios e lagos, contribuímos para o assoreamento dos rios, levando ao ponto de impedir o fluxo da água para lugares onde ele é canalizado, contribuindo para a ocorrência de enchentes e alagamentos. Para acabar com isso, adote a prática do descarte correto em casa e em qualquer lugar que estiver. Por fim, não se esqueça de compartilhar esta ideia com o maior número de pessoas que conseguir!
De acordo com o levantamento, os quatro rios nacionais de pior qualidade são o Rio Tietê (Cabreúva, SP), Rio Tietê (Pirapora de Bom Jesus, SP), Córrego Rodeio (Cidade Tiradentes, bairro de São Paulo) e Rio Aricanduva (Guaianazes, bairro de São Paulo). Veja a lista completa em https://www.sosma.org.br/.
Vamos mudar isso?