Brasileiros mudam de hábitos pelo meio ambiente

O Brasil está longe de viver os melhores dias quando o assunto é meio ambiente. No entanto, uma pesquisa realizada pela FGV e Toluna trouxe ao menos uma boa notícia: os brasileiros estão mudando hábitos em função de preocupações com o nosso planeta.

O levantamento intitulado de Sustentabilidade: O impacto no hábito dos brasileiros e nas marcas entrevistou 1.034 pessoas, por questionário online, sendo 37% homens e 63% mulheres, de 18 anos a 55 anos ou mais, de todas as regiões do país e revelou que quase um terço (27%) dos brasileiros declaram que fizeram mudanças no seu dia a dia para impactar menos a natureza. E, ao que tudo indica, essa não parece ser uma transformação passageira! 41% dos entrevistados afirmam que as mudanças serão definitivas.

As principais adaptações dos consumidores foram em relação a preferência por embalagens recicláveis (72%) ou reutilizáveis e redução do uso de plástico (70%), como canudos e copos. Já 49% passaram a utilizar mais transporte público e bicicleta. As razões para a mudança no consumo são preocupação com a preservação do planeta (75%), preocupação com o próprio bem-estar (70%) e preocupação com as próximas gerações (65%).

“Chamou a atenção o fato das pessoas com maior poder aquisitivo estarem mais preocupadas e dispostas a mudar o comportamento em prol da sustentabilidade. Por um lado, isso é um paradoxo, já que essas pessoas tendem a ter um impacto ambiental maior — usam mais carro particular, compram mais produtos de maneira geral, etc. Por outro lado, é compreensível, pois pessoas de menor poder aquisitivo tendem a ter um foco maior no curto prazo, pois têm questões mais urgentes a serem resolvidas, como pagar dívidas e garantir uma renda mínima ao final do mês”, analisa Lucia Barros, professora de marketing da FGV.

Em relação a responsabilidade das empresas com o meio ambiente, para 74% dos entrevistados, o que mais faz uma marca ser sustentável é ter embalagens recicláveis. Na sequência aparecem programas de reciclagem (72%), ingredientes biodegradáveis (69%), ingredientes de origem sustentável (68%) e produtos que não testam em animais (66%).

Nas questões que pediam a opinião dos entrevistados sobre as marcas mais lembradas, com citação espontânea, a Natura foi a mais mencionada nas categorias de beleza, cosméticos e produtos de higiene. A Nestlé foi a mais lembrada no segmento de alimentação.

“Enquanto há uma preferência geral do público por embalagens mais sustentáveis, outras mudanças de comportamento são tímidas. Os consumidores apresentaram dificuldades de lembrar de marcas não sustentáveis, de deixar de consumi-las e está disposto a perdoá-las”, afirma Lucia.

No entanto, não espanta o fato da marca mais lembrada pelos usuários ter sido a Natura. A empresa vem se tornando um grande exemplo de ações de sustentabilidade e preservação do planeta. Recentemente, a empresa se juntou a Body Shop para lançar um programa de programa de logística reversa. A cada cinco embalagens vazias de ambas as marcas levadas às respectivas lojas físicas, os clientes receberão um novo produto. Os estabelecimentos da Natura ainda receberão itens vazios de qualquer uma das marcas do grupo Natura &Co.

“O objetivo é incentivar o descarte correto das embalagens, a reciclagem e a economia circular”, ressalta Paula Andrade, vice-presidente de varejo de Natura &Co. A iniciativa faz parte do plano “Compromisso com a Vida”, lançado pelo grupo em junho de 2020. No documento, a empresa se compromete a intensificar suas ações para enfrentar alguns dos problemas mais urgentes do mundo. Além da mudança da produção para alcançar maior circularidade, ele traz uma convocação para que a sociedade civil se junte à Natura pela a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

Que a prática sirva de modelo para outras empresas e que cada vez mais a preocupação com o meio ambiente faça parte do consciente coletivo, tanto do cidadão quanto das empresas.

 

Fonte: Meio & Mensagem, Natura

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