Um passeio com direito a pescaria criado por ONG e empresa holandesas estão dando o que falar

De acordo com um levantamento divulgado recentemente pelo jornal El País, a Holanda produz cerca de 527 kg de resíduos sólidos por ano. Para evitar que boa parte desses materiais tenha como destino os rios e oceanos, o jeito é reinventar maneiras de reutilizá-los. E é exatamente isso que a ONG Plastic Whale e a empresa Vepa fizeram!

Foi lançada em março de 2018 uma iniciativa para coletar o lixo dos famosos canais espalhados por toda a cidade de Amsterdã, capital da Holanda, e transformá-los em móveis de escritório.

E todo o processo é dado de maneira bem divertida. Eles convidam as pessoas para uma espécie de pescaria nos canais. Cada uma recebe uma rede e, além de desfrutar da paisagem do passeio, navegam catando todo tipo de resíduo que é encontrado flutuando.

Ah, e a própria embarcação do projeto é feita de material reciclado.

1 2 3

 

Lixo que é luxo

Se o coletado é material plástico, é revertido em uma espécie de feltro cinza que dará origem aos móveis produzidos pelo projeto. A coleção inicial consiste em mesas de diretoria, cadeiras, luminárias e painéis de parede acústicos – todos de alta qualidade. Ah, o mais bacana é que o design dos móveis é inspirado nas formas e linhas das baleias.

O projeto também utiliza outros materiais encontrados nos canais de Amsterdã: aço reciclado para as cadeiras, resíduos de tecidos para o estofado. Vale destacar que parte dos lucros é investido em iniciativas locais em todo o mundo que abordam o problema da “sopa de plástico” nas águas. Bacana, né?

Veja os números alcançados até agora pela iniciativa:

Resultados

“Começamos em Amsterdã, mas queremos ser globais. Há muitas maneiras de você contribuir para a solução: venha pescar com a gente, espalhe a notícia, crie seu produto legal, apoie nosso programa escolar. Apenas suba a bordo ”


Fonte: Stylo Urbano, Plastic Whale, El País

Leia mais: Startup brasileira transforma lixo em artigos de moda

Posts Relacionados