shutterstock_625320542

Reciclagem pode trazer benefícios para a população

Cresce o número de programas que trazem vantagens para aqueles que descartam o lixo corretamente. Materiais podem ser trocados por alimentos, materiais escolares e muito mais.

 

Ser uma pessoa ecologicamente responsável pode refletir em benefícios e na redução de gastos com supermercado e contas domésticas. Existem diversos programas realizados por prefeituras, ONGs e empresas privadas que trazem vantagens para aqueles que praticam a reciclagem do lixo doméstico.

Em Ponta Grossa(PR), o “Feira Verde Mais” da Secretaria Municipal de Abastecimento realiza troca de materiais recicláveis por frutas, verduras, legumes, ovos, leite e mel. Em atuação desde 2015, o programa marca presença em 139 pontos da cidade e atende cerca de 10 mil famílias de baixa renda. Desde então, foram coletados 21 mil quilos em alumínios, metais, papel e vidros,  posteriormente trocados por 2.300 quilos de alimentos. Atualmente, 300 toneladas de  recicláveis chegam todos os meses.

Os materiais escolares usados, muitas vezes descartados após pouco tempo de uso, também podem ser reciclados. Essas doações podem refletir em benefícios para a comunidade. A empresa TerraCycle recebe itens em todo o Brasil. A cada 12 gramas de material enviado, R$0,02 são doados para escolas e entidades educacionais sem fins lucrativos.

Você pode reunir materiais com outras famílias e formar um time para enviar o montante, afinal, a turma que mais arrecadar será premiada com  um ano de novos itens escolares e outros benefícios. Para colaborar , basta armazenar os objetos em uma caixa de papelão e enviá-la  a qualquer unidade do Correios –  não esqueça de solicitar a etiqueta  pré-paga no balcão de atendimento.

A reciclagem de garrafas PET e latinhas de alumínio pode   trazer descontos nas contas de luz em São Paulo. A companhia de energia elétrica EletroPaulo disponibilizou máquinas automatizadas em algumas estações de metrô que recebem os itens e solicitam o CPF do doador – dessa forma, os reciclados são transformados em descontos no valor mensal  cobrado do morador. Clique aqui para ver os pontos de coleta.

Esses são apenas alguns exemplos dos programas de trocas realizados em todo o país, que podem municipais ou nacionais. Para conhecer outras campanhas, entre em contato com a Prefeitura de sua cidade e se informe. Você conhece outra iniciativa que pode auxiliar  as pessoas? Ajude a divulgar: deixe as informações nos comentários.